Sob o tema Invenção-Tradição, congresso debaterá questões da psicanálise contemporânea
SÃO PAULO [ ABN NEWS ] — Entre os dias 10 a 13 de outubro de 2012, a cidade de São Paulo será a sede do 29º Congresso Latino-Americano de Psicanálise. O evento será realizado no Hotel Sheraton WTC e deverá reunir cerca de 2 mil pessoas, entre brasileiros e latino-americanos.
Organizado pela Federação Psicanalítica da América Latina (FEPAL), o evento é tradicionalmente itinerante e de periodicidade bienal. A 28ª edição foi realizada na cidade de Bogotá, Colômbia, e a última vez que São Paulo recebeu o Congresso foi em 1988.
A programação científica é integralmente formada por propostas de psicanalistas profissionais ou em formação de toda a América Latina, expondo seus trabalhos e sua experiência na forma de cursos, oficinas, painéis, temas livres, grupos de discussão e pôsteres.
De acordo com Leopold Nosek, presidente do Congresso e da FEPAL, o formato das atividades científicas foi idealizado para ser dinâmico e interativo, criando a possibilidade de amplos debates entre palestrantes e congressistas. O Congresso estará aberto a estudantes, profissionais afins e a todos que se interessam pela psicanálise. “A proposta é que os temas respeitem a complexidade e profundidade do assunto e que sejam apresentados de forma resumida, de modo que se privilegie o tempo para debate, assim todos terão acesso à discussão”, diz Nosek.
O tema do congresso este ano é “Invenção-Tradição”, como uma alusão às mudanças vertiginosas que nossa sociedade faz frente. “Crises sociais e econômicas, transformações tecnológicas, mudanças no ritmo e dimensões da competição tanto no plano do capital como do trabalho, globalização radicalizada etc., trazem como consequência mudanças nos costumes, na cultura e, portanto, na subjetividade. Isto vai obrigar a psicanálise a se transformar, sem abrir mão de seu acervo e método”, explica o presidente.
Nesse sentido, os eixos temáticos serão: teoria, prática clínica, psicopatologia, formação analítica, crianças e adolescentes, abordagens vinculares, comunidade, cultura, psicossexualidade e pesquisa.
O dia 10 de outubro será dedicado às atividades pré-congresso, quando serão realizadas dinâmicas teóricas e práticas. Os dias 11 e 12 serão repletos de atividades científicas, que acontecerão simultaneamente em 20 salas, sobre os mais relevantes e contemporâneos temas da psicanálise.
Já no sábado, dia 13 de outubro, além da programação regular, acontecerá o 1º Encontro Psicanalítico de Línguas Ibero-Americanas, uma proposta para reunir psicanalistas dos países ibéricos e dos Estados Unidos.
Até o momento já foram registradas cerca de 1.800 inscrições, das quais uma parte significativa é de estudantes, que gozam de desconto especial. A programação científica está sendo gradativamente atualizada e disponibilizada no site oficial do Congresso: www.fepal2012.com
Serviço:
FEPAL 2012 – 29º Congresso Latino-Americano de Psicanálise
Data: 10 a 13 de outubro de 2012
Local: Sheraton WTC Convention Center
Av. das Nações Unidas, 12.551 – São Paulo (SP)
Inscrições e programação: www.fepal2012.com
Realização: Federação Psicanalítica da América Latina
A programação completa pode ser acessada está disponível emhttp://migre.me/azGjM